segunda-feira, 23 de abril de 2012

Moradores da Vila Nazaré protestam contra remoção na CapitalManifestantes fecharam diversas vezes a Avenida Sertório no final da tarde desta segunda-feira

Dezenas de moradores da Vila Nazaré, na Zona Norte da Capital, fecharam diversas vezes a Avenida Sertório, entre 17h e 19h horas desta segunda-feira. Eles protestavam contra o projeto de remoção da comunidade para um loteamento em função da ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
A manifestação causou lentidão no trânsito da região e 17 agentes da EPTC foram deslocados para o local.
A dona de casa Isabel Touche de Figueiredo, 37 anos, é uma das pessoas que não querem deixar a vila. Ela explica que mora na região desde que nasceu e não sabe se encontrará as mesmas condições para criar um filho especial de 14 anos no novo local, nos bairros Sarandi e Mario Quintana.
O vice-presidente da Associação de Moradores da Vila Nazaré, que liderou o movimento, Ademar Euclides Duarte Cardoso, afirma que os moradores querem que sejam feitos investimentos de urbanização no local, ao invés da remoção. Enquanto não obtiverem uma resposta, farão esse tipo de protesto a cada sete dias.
Saiba mais
- A Vila Nazaré é uma ocupação irregular formada há mais de 30 anos na Avenida Sertório.
- Para reassentar mais de 1,2 mil famílias, foram desapropriadas duas áreas (nas ruas Senhor do Bonfim, 55 e Irmãos Maristas, 400), nos bairros Sarandi e Mario Quintana, respectivamente, para a construção de dois loteamentos.
- Na Rua Senhor do Bonfim haverá 362 unidades habitacionais, 16 unidades comerciais, quadras esportivas, praça, associação de moradores, creche, serviço de apoio socioeducativo e posto de saúde.
- Na área da Rua Irmãos Maristas haverá 929 unidades habitacionais (casas acessíveis, casas térreas, sobrados e apartamentos), 60 unidades comerciais, praça,
associação de moradores, creche, escola e posto de saúde.
- Os loteamentos terão infraestrutura básica (redes de abastecimento de água e esgotos, de energia elétrica, ruas pavimentadas), e equipamentos comunitários.
- A partir da ordem de início, começaram a ser feitos a terraplanagem, redes de abastecimento de água, de esgoto, de energia elétrica, pavimentação das ruas, praça. Dentro de quatro meses deve começar a construção das casas.
- 1.291 famílias, cerca de cinco mil pessoas, vivem na Vila Nazaré. Os novos loteamentos devem ficar prontos no final de 2013.
- Entre recursos dos governo federal e municipal, a previsão de investimento é de R$ 125 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário