quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mau exemplo atrás do colégio


Por Amanda Munhoz - amanda.munhoz@diariogaucho.com.br
O local que deveria ensinar bons exemplos para os estudantes é motivo de incomodação para moradores próximos e funcionários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Décio Martins Costa, no Bairro Sarandi. Na esquina dos fundos do colégio, entre as ruas Vieira da Silva e Souza Melo, a calçada, há seis meses, virou foco de lixo.
Bem próximo está localizado o posto de saúde da região, o que aumenta a quantidade de pessoas que passam.
– Tenho de atravessar a rua e ir para a outra calçada, senão preciso disputar lugar com os carros no meio da via, porque o lixo tomou conta – desabafa a dona de casa Eva Fraga, 60 anos, que diariamente caminha pela Vieira da Silva com os netos.
Placa não impede a sujeira
Ainda que haja uma placa presa na cerca da escola incentivando que as pessoas denunciem o descarte irregular, não é o suficiente para intimidar que galhos, restos de material de construção e pneus sejam jogados na esquina.
– Não sabemos quem colocou ela aqui, mas agradecemos. Só que a sujeira não diminuiu – conta o funcionário do colégio, João de Deus Morais, 56 anos.
Carroceiros fazem o descarte
O problema não se limita só ao cheiro a podre e à segurança dos pedestres que andam em meio da Rua Vieira da Silva.
Na semana passada, João e outros colegas viram que havia sido ateado fogo no local. Com um extintor do colégio, evitaram uma tragédia, já que as chamas estavam consumindo, também, o poste de madeira da esquina.
– E se chega nos pneus ou na fiação? – questiona João.
Mesmo que fiquem atentos ao foco de lixo, ninguém consegue descobrir quem realmente é o culpado. Os funcionários da escola comentam que moradores de outros bairros pagam para que carroceiros tirem o lixo dos seus pátios e façam o depósito ali. O DMLU promete tratar da situação ainda hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário