quarta-feira, 4 de abril de 2012

Mais de 12 mil crianças à espera de creches


Na Capital, cerca de 12,4 mil mulheres com filhos de idade entre zero e três anos aguardam por vagas em berçários. Prefeitura pretende ampliar o atendimento

Roberta Schuler  |  roberta.schuler@diariogaucho.com.br
Mais de 12,4 mil crianças hoje esperam por uma vaga em berçários (de zero a três anos) de instituições de educação infantil da Capital. Já na faixa entre quatro e cinco anos (a pré-escola), faltam 4.157 vagas em creches. Os números são da Secretaria Municipal de Educação (Smed), que estuda ampliar o atendimento exclusivo ao berçário.
- A demanda de pré-escola vamos zerar neste ano, mas ainda ficamos aquém no berçário - afirma a titular da Smed, Cleci Jurach.
Se já estivessem prontas as 13 creches garantidas para a Capital a partir de recursos da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac 2), a operadora de caixa Bárbara Kellen Santos da Rosa, 24 anos, por exemplo, poderia deixar de procurar uma creche para o filho Adrian, três anos, no Bairro Partenon.
Por enquanto, só expectativa
- Desde que ele tinha um ano estou procurando uma vaga. É uma necessidade porque eu trabalho e não tenho condições de pagar uma creche - observa a mãe, que pediu ajuda ao conselho tutelar.
Em abril do ano passado, uma reportagem do Diário Gaúcho mostrou que a expectativa da Smed era a conclusão da maioria das creches até o início deste ano letivo. Nenhuma saiu do papel ainda. E, com isso, mais de 1,5 mil vagas para crianças de zero a cinco anos e 11 meses não foram abertas.
Das 13 creches, diz Cleci, uma deve ter as obras iniciando em breve. As outras estão no processo licitatório.
- Demora foi na análise
Segundo o Mec, houve demora na análise dos projetos, enviados pela prefeitura ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Porém, uma parte dos recursos já foi liberada. O Mec informa que uma parte do recurso foi liberada em setembro do ano passado e o restante, em fevereiro.
Só com a ajuda de parentes
Como precisa trabalhar, Bárbara conta com o apoio da mãe ou da irmã para ficar com Adrian. A irmã do menino, Mairele, quatro anos, está numa creche.
- Seria bem bom se ele estivesse na escola. Ele pede para ir para a creche - conta Bárbara.
O mesmo acontece com a auxiliar de serviços gerais Elisandra Maria Silveira dos Santos, 23 anos. A filha dela, Rakelly Larah Silveira Ávila, três anos, também fica com parentes porque não há vaga na creche da Vila Gaúcha, no Bairro Santa Teresa, onde a família vive.
- Quando eu fui fazer a inscrição, ela voltou chorando porque pensou que já ia ficar na creche. Ela já tem até a mochilinha dela - conta Elisandra.
A Smed informa que houve uma desistência na creche da Vila Gaúcha e Elisandra será chamada.
Já o pedido de vaga de Bárbara não foi localizado no sistema da secretaria. Ela deve procurar o setor de Ajustamento de Vagas, pelos telefones 3289-1816 ou 3289-1803. Mães em situação semelhante também podem procurar pelo setor.
Quase prontas
Cleci informa que 12 novas instituições de educação infantil (IEI) estão sendo construídas com recursos do município. Cinco delas (veja abaixo) devem ser inauguradas nos próximos dias. A Capital tem 202 creches conveniadas e 41 escolas infantis da rede municipal.
As escolas:
- IEI Pé de Moleque (Loteamento Tresmaiense, Navegantes). Atende desde fevereiro.
- IEI Eremi (Bairro Partenon). Começa na semana que vem.
- IEI Vitória (Bairro Humaitá). Começa nas próximas semanas.
- IEI Mangue Seco (Bairro Lomba do Pinheiro). Começa nas próximas semanas.
- IEI Carlos Tejera de Ré (Bairro Glória). Obra em fase de conclusão. Previsão: 16 de abril.
*Cada uma atenderá 120 crianças
DIÁRIO GAÚCHO
Andréa Graiz / Agencia RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário