quinta-feira, 5 de abril de 2012

Mais de 1,2 mil famílias serão transferidas da Vila Nazaré, na Capital


A assinatura da ordem de início para as obras dos loteamentos da Vila Nazaré, nesta semana, reascendeu as esperanças de muitas das 1.291 famílias que devem deixar as precárias moradias na Zona Norte da Capital no final de 2013.
– Vivemos numa situação de caos. Aqui, quase não existe saneamento, energia e água são insuficientes, e as crianças têm verminoses o tempo inteiro, doenças de pele. As pessoas já não aguentam mais – afirma a agente comunitária de saúde e presidente da Associação dos Moradores da Vila Nazaré, Maria Madalena Wergutz do Nascimento, 38 anos.
Natural de Palmeira das Missões (a 367km da Capital), a dona de casa Ivone Vargas, 66 anos, vive há dez anos na Nazaré e está ansiosa pela transferência.
– Parece que finalmente vamos sair do meio da água. Quando chove, alaga tudo. Às vezes, ficamos dias só com a luz de velas e azeda toda a comida. Isso aqui não é casa, é um barraco. Casa vai ser onde vamos morar – afirma.
Foi em busca de uma vida melhor que Ivone Gonçalves, 62 anos, deixou Bagé (a 373km de Porto Alegre) há 15 anos e chegou à Vila Nazaré _ assim como ela, boa parte da população é proveniente do interior do Estado. Mas as condições precárias de moradia a fazem concluir que a vida na Nazaré não tem sido tão boa.
– Glória a Deus que vamos sair daqui para uma casa decente, com tudo organizadinho, limpinho.
A auxiliar de serviços gerais Alessandra Leite Farias, 33 anos, também sonha com a melhoria das condições de vida para ela, o esposo e os três filhos a partir da saída da vila. Cheiro de esgoto, alagamentos e água e luz irregulares, segundo ela, não deixarão saudades.
Tal qual São Tomé
Assim como São Tomé, a recicladora Andréia Oliveira Melo dos Santos, 30 anos, precisa ver para crer que a mudança para os novos loteamentos finalmente sairá do papel.
– Falam disso há muito tempo e ainda não acredito. Mas estou louca para sair daqui de uma vez. Queria ter um banheiro, uma sala e um quarto para a minha filha – conta.
Além de terem se conhecido na Nazaré, há 30 anos, a recicladora Sandra Mara Azevedo, 47 anos, e o carroceiro Hortêncio Oliveira da Silva, 50 anos, criaram seis filhos na vila. Embora veja a remoção como algo positivo, o casal ainda encara a notícia com desconfiança.
Saiba mais
- A Vila Nazaré é uma ocupação irregular formada há mais de 30 anos na Avenida Sertório.
- Para reassentar mais de 1,2 mil famílias, foram desapropriadas duas áreas (nas ruas Senhor do Bonfim, 55 e Irmãos Maristas, 400), nos bairros Sarandi e Mario Quintana, respectivamente para a construção de dois loteamentos.
- Na Rua Senhor do Bonfim haverá 362 unidades habitacionais (casas acessíveis, casas térreas, sobrados e apartamentos), 16 unidades comerciais, quadras esportivas, praça, associação de moradores, creche, serviço de apoio socioeducativo e posto de saúde.
- Na área localizada na Rua Irmãos Maristas haverá 929 unidades habitacionais (casas acessíveis, casas térreas, sobrados e apartamentos), 60 unidades comerciais, praça, associação de moradores, creche, escola e posto de saúde.
- Algumas casas terão três dormitórios. Para pessoas com deficiência, a medida da casa será de 49 metros quadrados. Os sobrados e apartamentos terão cerca de 43 metros quadrados. Já as casas térreas serão de aproximadamente 40 metros quadrados.
- Os loteamentos terão infraestrutura básica (redes de abastecimento de água e esgotos, de energia elétrica, ruas pavimentadas), e equipamentos comunitários. 
- A partir da ordem de início, começaram a ser feitos a terraplanagem, redes de abastecimento de água, redes de esgoto, redes de energia elétrica, pavimentação das ruas, praça. Dentro de quatro meses deve começar a construção das casas. 
- Entre recursos dos governo federal e municipal, a previsão de investimento é de R$ 125 milhões.
Recorte e cobre
- O problema: moradores da Vila Nazaré, ocupação irregular que existe há mais de 30 anos na Zona Norte da Capital, vivem em precárias condições.
- A solução: a construção de dois loteamentos para reassentar 1.291 famílias, nas ruas Senhor do Bonfim, no Bairro Sarandi, e Irmãos Maristas, no Bairro Mario Quintana. A mudança é necessária também em função das obras de ampliação do Aeroporto Salgado Filho.
- Quem promete: o titular do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Humberto Goulart.
- Quando: em dezembro de 2013.
- Onde cobrar: Avenida Princesa Isabel, 1.115. Telefone: 3289-7200.
DIÁRIO GAÚCHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário