terça-feira, 24 de abril de 2012

Homem é encontrado dormindo em contêiner de lixo no bairro Bom Fim

Moradores da rua Thomas Flores, no bairro Bom Fim, se depararam nesta manhã com uma cena inusitada. Dentro de um contêiner para a coleta de lixo mecanizada dormia um homem, aparentemente ferido. A zeladora Cacilda Matos de Jesus, 52 anos, ficou surpresa:

— Eu sempre ponho lixo ali e hoje vi aquele rapaz dormindo. Me assustei. A cena é muito deprimente, ele está machucado, tremendo.

Acionada, a Brigada Militar chegou ao local por volta das 13h e orientou o rapaz a sair do contêiner. 

VÍDEO: veja a retirado do morador do contêiner 
À reportagem de ZH, o homem disse ter procurado o local para se abrigar do frio. Também relatou que temia ser novamente agredido, pois já tinha sido vítima de um grupo de jovens durante a madrugada. Ele se identificou como Everton Carvalho, 33 anos.

De acordo com o soldado Gilson Santos dos Reis, do 9º Batalhão, o homem foi encaminhado para a Casa de Convivência 2-Ilê Mulher, no bairro Floresta, conveniada à prefeitura. 


Foto: Ronaldo Bernardi

Serviço
A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), órgão da prefeitura municipal que atende pessoas em vulnerabilidade social, também pode ser acionada nestes casos. A prefeitura conta com cinco albergues municipais, além dos conveniados, que recebem moradores de rua. Um deles, o Abrigo Municipal Marlene, localizado na Avenida Getúlio Vargas, fica aberto também durante o dia.

Em casos como o ocorrido nesta manhã, segundo a Fasc, moradores podem informar o caso a um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). 

Em toda a Capital, existem nove centros, que contemplam todas as regiões da cidade. Eles têm a função de abordar o morador de rua — ou qualquer outra pessoa em situação de vulnerabilidade social — e oferecer os serviços da Fasc, como o encaminhamento para abrigos municipais.

Confira no site da Fasc os telefones e endereços dos CREAS e dos abrigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário