quarta-feira, 25 de abril de 2012

Modificações e melhorias no trânsito da Zona Norte

Em razão da inauguração de um novo shopping na avenida Assis Brasil com a Francisco Trein, na Zona Norte, que acontecerá na quinta-feira, 26, a prefeitura, em um trabalho conjunto de diversas secretarias, realizou alterações e qualificações no trânsito da região. As obras foram viabilizadas por uma contrapartida do Grupo Zaffari. 

A principal delas foi o prolongamento e duplicação da avenida Grécia, ligando as avenidas Plínio Brasil Milano e do Forte, tornando-se uma grande alternativa a Assis Brasil, com mão-dupla para o tráfego em toda a sua extensão (1,5 km), um canteiro central, que dividirá as duas pistas de seis metros de largura, e duas faixas por sentido. Nas proximidades do shopping são 12 metros e quatro faixas. A sinalização viária da Grécia foi amplamente revitalizada, com implantação de sinaleiras para organizar os principais cruzamentos, pinturas e novas placas de trânsito. 

Para facilitar o fluxo da região, a Assis Brasil ganhou uma faixa a mais de circulação de veículos, no sentido Centro-bairro, entre a rua Joaquim Mesquita e Francisco Trein. Outra mudança importante ocorre na circulação da avenida Francisco Trein, que foi alargada e revitalizada, com a implantação de sentido único para o fluxo de veículos, da Assis Brasil em direção a Gaston Englert. 

No sentido contrário da Francisco Trein, foi criada uma faixa exclusiva, com tráfego permitido apenas para ônibus, lotações e ambulâncias. Com as mudanças, a avenida forma um binário com a rua Antônio Joaquim Mesquita, que é paralela e tem sentido oposto de circulação. 

O trecho rua Umbu ao lado do hospital Conceição seguirá sendo mão-dupla, entre Francisco Trein e a Alvares Cabral, porém terá seu sentido atual de tráfego invertido, para permitir que os veículos vindo da Umbu, antes da Francisco Trein, tenham acesso direto a via.

O objetivo das intervenções viárias é ampliar e organizar a fluidez do tráfego, com foco na segurança da circulação, garantindo uma melhor acessibilidade ao hospital e ao shopping. “A região terá um aumento significativo de veículos devido ao novo empreendimento, por isso, estamos realizando essas ações, que foram amplamente estudadas por nossa equipe técnica. Seguiremos monitorando todas as vias e ouvindo os moradores para promover ajustes, se necessário”, afirmou o diretor de trânsito da EPTC, Carlos Pires. 

Tecnologia – Além das ações de engenharia, também estão previstas duas câmeras de monitoramento na Assis Brasil, uma próximo da Estação Obirici, a outra na esquina da rua Fernando Cortez, próximo da Francisco Trein, onde será permitido acompanhar o transporte público e a circulação, 24h e todos os dias, com o objetivo de promover mudanças nos tempos semafóricos, caso haja necessidade.

Transporte Público – As linhas de ônibus e lotações, assim como os pontos de táxi, que atendem a Francisco Trein não sofrerão alterações. 

Acesso ao Shopping – as entradas do estacionamento do novo empreendimento serão pelas avenidas Grécia e Francisco Trein.  Mudanças foram motivadas pela inauguração de um novo shopping

Nenhum comentário:

Postar um comentário