Em depoimento, o motorista do caminhão envolvido noacidente na ERS-
122, João José de Araújo, 44 anos, admitiu ao delegado Mário Momback na tarde desta sexta-feira que teria dormido apenas quatro horas em uma viagem de mais de mil quilômetros. Mesmo assim, ele atribuiu o acidente a ter continuado a viagem depois de ter verificado um problema no freio cinco quilômetros antes da Curva da Morte.
122, João José de Araújo, 44 anos, admitiu ao delegado Mário Momback na tarde desta sexta-feira que teria dormido apenas quatro horas em uma viagem de mais de mil quilômetros. Mesmo assim, ele atribuiu o acidente a ter continuado a viagem depois de ter verificado um problema no freio cinco quilômetros antes da Curva da Morte.
João José, de São José do Rio Preto (SP), terminou de dar seu depoimento à Delegacia de Polícia por volta das 15h45, em Farroupilha. Um advogado foi indicado pela OAB da cidade para acompanhá-lo, na ausência de um defensor público. Antes do depoimento, por volta das 14h40, o motorista já havia sido autuado por dois homicídios doloso (com a intenção de matar) e sete tentativas de homicídios. Ele será encaminhado ao Presídio de Caxias do Sul.
O motorista ainda disse que o prazo para entrega da carga, de laranjas, era às 14h desta sexta em São Sebastião do Caí, a cerca de 50 quilômetros do local do acidente. Durante o depoimento, João José mudou diversas vezes a informação de onde teria parado para descansar e disse não se lembrar exatamente onde.
O caminhão carregado de laranjas e carros da imprensa e da polícia ocorreu por volta das 6h, na chamada Curva da Morte, e provocou a morte do repórter Enildo Paulo Pereira, o "Paulão", 59 anos, e do cinegrafista Ezequiel Barbosa, 27. Ambos trabalhavam na Rede Bandeirantes de Televisão. Sete pessoas ficaram feridas, entre policiais e profissionais do Grupo RBS. O comboio da imprensa cobriria uma operação do Deic na Serra.
Foto: Ronaldo Bernardi
Ainda no local do acidente, o condutor foi submetido ao teste do bafômetro. O exame comprovou que ele não dirigia sob efeito de álcool.
Antes de ser encaminhado ao Hospital São Carlos, em Farroupilha, com ferimentos leves, o motorista teria dito aos policiais que os freios do veículo falharam. Os peritos recolheram o tacógrafo do caminhão — que poderia indicar a velocidade. Contudo, o equipamento está vencido. A perícia tem 30 dias para concluir o relatório.
Em gráfico, saiba como é a Curva da Morte:
Foto: Ronaldo Bernardi
Ainda no local do acidente, o condutor foi submetido ao teste do bafômetro. O exame comprovou que ele não dirigia sob efeito de álcool.
Antes de ser encaminhado ao Hospital São Carlos, em Farroupilha, com ferimentos leves, o motorista teria dito aos policiais que os freios do veículo falharam. Os peritos recolheram o tacógrafo do caminhão — que poderia indicar a velocidade. Contudo, o equipamento está vencido. A perícia tem 30 dias para concluir o relatório.
Em gráfico, saiba como é a Curva da Morte:
Em mapa, vejo onde aconteceu o acidente

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