sexta-feira, 27 de abril de 2012

Em depoimento, motorista admite que dormiu pouco, mas atribui acidente a problema no freio


Em depoimento, o motorista do caminhão envolvido noacidente na ERS-122, João José de Araújo, 44 anos, admitiu ao delegado Mário Momback na tarde desta sexta-feira que teria dormido apenas quatro horas em uma viagem de mais de mil quilômetros. Mesmo assim, ele atribuiu o acidente a ter continuado a viagem depois de ter verificado um problema no freio cinco quilômetros antes da Curva da Morte
João José, de São José do Rio Preto (SP), terminou de dar seu depoimento à Delegacia de Polícia por volta das 15h45, em Farroupilha. Um advogado foi indicado pela OAB da cidade para acompanhá-lo, na ausência de um defensor público. Antes do depoimento, por volta das 14h40, o motorista já havia sido autuado por dois homicídios doloso (com a intenção de matar) e sete tentativas de homicídios. Ele será encaminhado ao Presídio de Caxias do Sul.
O motorista ainda disse que o prazo para entrega da carga, de laranjas, era às 14h desta sexta em São Sebastião do Caí, a cerca de 50 quilômetros do local do acidente. Durante o depoimento, João José mudou diversas vezes a informação de onde teria parado para descansar e disse não se lembrar exatamente onde.
O caminhão carregado de laranjas e carros da imprensa e da polícia ocorreu por volta das 6h, na chamada Curva da Morte, e provocou a morte do repórter Enildo Paulo Pereira, o "Paulão", 59 anos, e do cinegrafista Ezequiel Barbosa, 27. Ambos trabalhavam na Rede Bandeirantes de Televisão. Sete pessoas ficaram feridas, entre policiais e profissionais do Grupo RBS. O comboio da imprensa cobriria uma operação do Deic na Serra. 


 
Foto: Ronaldo Bernardi

Ainda no local do acidente, o condutor foi submetido ao teste do bafômetro. O exame comprovou que ele não dirigia sob efeito de álcool.

Antes de ser encaminhado ao Hospital São Carlos, em Farroupilha, com ferimentos leves, o motorista teria dito aos policiais que os freios do veículo falharam. Os peritos recolheram o tacógrafo do caminhão — que poderia indicar a velocidade. Contudo, o equipamento está vencido. A perícia tem 30 dias para concluir o relatório. 

Em gráfico, saiba como é a Curva da Morte: 

Em mapa, vejo onde aconteceu o acidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário