quarta-feira, 8 de agosto de 2012

É o seu dia, pedestre, mas tome cuidado!


Hoje é Dia do Pedestre, mas a data, mais do que de comemoração, é de alerta. Nas estatísticas da EPTC, os acidentes de trânsito tiveram redução de 8,37% nos sete meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2011, mas os atropelamentos estão na contramão: subiram 2,85%. Só no mês passado, foram 125, com quatro mortes.
- No ano passado, fizemos uma homenagem (no Dia do Pedestre). Neste ano, vamos chamar a atenção dos pedestres e dos condutores - observa Léa Ferrão, coordenadora da equipe de Educação para o Trânsito da EPTC.
- Preocupação com os idosos
A pressa e a distração - causada pelo uso do celular e dos fones de ouvido - além do desrespeito à sinalização (atravessar fora da faixa ou entre os carros) são elementos que colocam o pedestre em risco. De acordo com a coordenadora, a maior preocupação são os idosos, seguidos dos jovens.
- Risco nos corredores
Entre as vias da Capital que mais chamam a atenção da EPTC, estão as avenidas Bento Gonçalves e Assis Brasil, por conta do volume de pedestres e do risco observado nos corredores de ônibus.
- Estamos preocupados com a relação do pedestre com o corredor de ônibus. Vemos que as pessoas têm dificuldades, se distraem.
Ontem, o Diário Gaúcho flagrou várias cenas de imprudência na Avenida Bento Gonçalves. Hoje, a EPTC fará ações, com distribuição de material educativo.
Saiba mais

Atropelamentos
- Janeiro a julho/2011: 771
- Janeiro a julho/2012: 794
- Em julho deste ano, foram 125 atropelamentos, conforme a EPTC. Uma média de quatro por dia.
- Dados do Hospital de Pronto Socorro da Capital apontam 212 vítimas de atropelamentos em julho de 2012.
Feridos
- Janeiro a julho/2011: 835
- Janeiro a julho/2012: 879
- Em julho deste ano, foram 136 feridos
Mortes
- Janeiro a julho/2011: 31
- Janeiro a julho/2012: 16
- Em julho deste ano, foram quatro mortos
Fique esperto, pedestre!
- Nas faixas onde não houver semáforo, indique sua intenção de atravessar (sinal da mãozinha).
- Mantenha sua segurança ao desembarcar do ônibus. Espere que ele se afaste até você ter visibilidade para iniciar a travessia.
- A ciclovia e a ciclofaixa são espaços exclusivos para ciclistas. Respeite-os.
- Veja e seja visto. Evite atravessar a via nas curvas e lombas ou entre os veículos. Nestes locais, a visibilidade é menor.
- A segurança no trânsito depende da sua atitude. O uso do celular e dos fones de ouvido desviam a atenção.
- Pedestre também tem deveres. Pratique atitudes seguras: ande pelo caminho certo. A calçada e a faixa de pedestres são sua segurança.É o seu dia, pedestre, mas tome cuidado! Mateus Bruxel/Agencia RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário