quinta-feira, 10 de maio de 2012

Por telefone, bombeiro ajuda a salvar recém-nascida na Capital

Ao acordar a filha de apenas oito dias, que estava há quase seis horas dormindo, a mãe de primeira viagem Rosane Rodrigues, 39 anos, foi surpreendida por um engasgo que deixou a menina sem respirar. Orientada por telefone por um bombeiro ontem à noite, a mãe conseguiu reanimar a filha.

A ligação durou poucos minutos, relatou o soldado Ricardo Oliveira, 43 anos, que atendeu o chamado transferido pelo 190. Segundo ele, o procedimento precisa ser rápido para que a criança não tenha sequelas da falta de oxigênio no cérebro.

— O certo seria informar o número do Hospital de Pronto Socorro (HPS) para que ela recebesse as orientações por eles, mas temos treinamento e não podia perder muito tempo. A mãe relatou que a bebê estava ficando vermelha e mole, sem respirar — conta o soldado, há 18 anos na profissão.

Ao ver que a filha já estava melhor, Rosane atendeu a orientação do bombeiro e buscou atendimento de um médico no Hospital Moinhos de Vento. Sem saber exatamente por que a pequena Isadora Rodrigues Duarte de Oliveira passou mal, ela conta que tudo aconteceu muito rápido:

— Ela estava dormindo, e a acordei para amamentar. Foi quando ela se engasgou, acho que foi com o leite. Na hora, veio só o número 190 na minha cabeça. Uma moça transferiu a ligação, e o soldado Ricardo me orientou a virar a Isadora, fazer massagem nas costas e também sugar a boca e o nariz dela.

Segundo o soldado, Rosane precisou repetir o processo pelo menos duas vezes até que a menina melhorasse. No final da noite desta quarta, já no hospital, a mãe comemorava a ligação bem sucedida:
Por telefone, bombeiro ajuda a salvar recém-nascida na Capital Félix Zucco/Agencia RBS 
— Graças a Deus, agora está tudo bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário