quinta-feira, 3 de maio de 2012

Corda rompe e cavalo cai no Arroio Dilúvio em frente a shopping, no Jardim Botânico


Um cavalo caiu no Arroio Dilúvio no início da tarde desta quinta-feira em Porto Alegre, no bairro Jardim Botânico. Conforme o Corpo de Bombeiros, a guarnição foi avisada do incidente por volta de 13h30min, na frente do shopping Bourbon Ipiranga, próximo à esquina com a Rua Guilherme Alves.

A corda que estava amarrada ao animal e a uma árvore, na beira do córrego, teria se rompido, causando a queda. Os bombeiros informaram que um caminhão-guincho foi chamado para tentar retirar o cavalo das águas.

Segundo a dona de "Vermelhinho", a catadora Taís Magalhães, de 40 anos, o animal havia sido amarrado junto ao vegetal para que ele pastasse enquanto ela removia os objetos recolhidos para reciclagem à sua carroça. Apesar do susto, o animal parece não ter se machucado.

— A gente pretendia encilhar o Vermelhinho para voltar ao trabalho. Foi só o tempo de eu virar de costas para colocar o lixo na carroça que vieram me avisar que ele tinha caído na água — relata Taís.
Moradora da vila São Pedro, localizada em frente ao shopping, Taís tem o cavalo há mais de um ano e afirma que ele é seu "ganha pão". Com o animal na água, familiares e vizinhos tentaram usar uma corda maior para a retirada. Mas foi em vão.

O Corpo de Bombeiros então orientou Taís a conduzi-lo até a ponte que cruza sobre o Dilúvio, na Rua Guilherme Alves.

— Nós sobrevivemos sobre o cavalo. Ele cuida da gente e a gente cuida dele — lembra Taís, à espera de um desfecho feliz.

Duas horas para o resgate
O cavalo "Vermelhinho" foi retirado das águas com o auxílio do caminhão-guincho cerca de duas horas após a queda. Conforme o Corpo de Bombeiros da Capital, utilizar outro objeto para o resgate poderia machucar o animal.


 
Foto: Ronaldo Bernardi

— Precisamos apoio do guincho e da EPTC, pois usar uma corda abriria a possibilidade de cortar a circulação do cavalo. Então utilizamos duas mangueiras da corporação como se fossem "barrigueiras" para içá-lo — explica o sargento do Corpo de Bombeiros, Dilamar Antunes.

Segundo o sargento, o cavalo foi suspenso pelo guincho e, em seguida, encaminhado ao Hospital Veterinário da UFRGS, por volta das 15h20min. Um dos proprietários de Vermelhinho teve de auxiliar nos trabalhos para acalmar o animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário