terça-feira, 2 de outubro de 2012

Promotor investiga se obras no bairro Rubem Berta têm relação com pedido de votos para candidatos


O Ministério Público investiga suspeita de uso da máquina da prefeitura de Porto Alegre em busca de votos para Cássio Trogildo (PTB), candidato a vereador, e para o prefeito José Fortunati (PDT), que concorre à reeleição.
O promotor eleitoral Mauro Rockenbach recebeu cópia de CD com gravação de áudio distribuído de forma anônima em gabinetes da Câmara de Vereadores. A conversa registrada seria de uma reunião realizada na noite da quarta-feira passada no bairro Rubem Berta, na Zona Norte.
O chefe da assessoria comunitária da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov), Antônio Olímpio Guimarães Filho, o Toninho, e um conselheiro do Orçamento Participativo, Maurício Melo, teriam se reunido com moradores para anunciar o início do asfaltamento de rua no núcleo 19. O funcionário da Smov teria prometido que a obra começaria nesta semana, o que se confirmou na tarde desta terça-feira.
Conforme a gravação, os interlocutores identificados como Toninho e o conselheiro Maurício disseram na reunião que não estavam no local como representantes da prefeitura, mas como amigos de Trogildo. Eles pediram apoio à eleição do petebista e para a reeleição de Fortunati. Também teriam sido oferecidas placas do candidato a vereador para moradores colocarem na frente de casa.
O comerciante Alcindo Lintener, que aparece na gravação idenfiticado como Lu, foi quem reuniu cerca de 70 moradores num salão de festas do bairro. Ele disse à reportagem que o objetivo era mobilizar a comunidade para conseguir as obras. Lintener, que é dono de um minimercado, conta que há 12 anos tentava a colocação de asfalto no local.
Apesar de aparecer na gravação manifestando apoio a Trogildo, Lintener nega troca de votos pela obra. No áudio, o comerciante teria afirmado que levaria novos pedidos ao comitê do candidato a vereador. Ao final do encontro, segundo consta do áudio, Lintener convida os moradores para comer salsichão com pão.
A reportagem da Rádio Gaúcha foi até o local e descobriu que a obra começou na tarde desta terça-feira. Caminhões e funcionários que seriam da Smov e de uma empresa terceirizada estavam na rua do núcleo 19, do bairro Rubem Berta. Na região, várias casas estão com placas de Trogildo. O promotor Mauro Rockenbach apura a relação entre a obra e a reunião com pedido de apoio político.
A assessoria de Cássio Trogildo informou que ele não se manifestará até ser notificado ou tomar conhecimento da investigação aberta pelo Ministério Público. O chefe da assessoria comunitária da Smov foi procurado, mas não retornou aos contatos da reportagem. Vieira da Cunha, coordenador da campanha de Fortunati, disse que primeiro ouviria a gravação para depois se manifestar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário