quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Jato particular sai da pista e Salgado Filho é fechado para pousos e decolagens

O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado para pousos e decolagens desde as 16h13min, depois que um jato Phenom 100 saiu da pista, durante o pouso. A aeronave, que partiu de Rosário, na Argentina, tinha cinco pessoas a bordo, segundo a Infraero, mas ninguém ficou ferido.

O jato ficou atravessado no gramado ao lado da pista, impedindo pousos e decolagens, o que forçou a suspensão das operações no Salgado Filho. Segundo a Infraero, entre as 16h10min e as 18h52min, das 16 chegadas programadas, duas foram canceladas e nove atrasadas. Das 17 partidas programadas, foram registrados três cancelamentos e cinco atrasos.

 
Foto: Cmte Borille, Leitor-Repórter

Ainda não há previsão de liberação da pista, que foi inspecionada por peritos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, da Aeronáutica. 

— A coleta de dados realizada no aeroporto servirá para embasar a investigação sobre o acidente. Por enquanto, não temos previsão para a conclusão do relatório — afirmou o Coronel Marcos dos Santos, do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Região Sul (Seripa V), que atende a ocorrência.

Uma testemunha do acidente, Heider Oliva, que trabalha nos hangares dos táxis aéreos, disse que ventava forte no momento do acidente, o que pode ter contribuído para a derrapagem.

— O vento lateral era intenso e também chovia um pouco, o que deixou a pista úmida e escorregadia. É possível também que o piloto tenha tido problemas com os freios — arrisca Oliva.Jato particular sai da pista e Salgado Filho é fechado para pousos e decolagens Lauro Alves/Agencia RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário