quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Equipe está incompleta na Upa Zona Norte


A Unidade de Pronto Atendimento (Upa) Zona Norte, inaugurada na sexta-feira passada na Capital, já reduziu a procura pelo setor de Emergência do Hospital Conceição, que teve o menor número de atendimentos, em finais de semana, desde fevereiro de 2004. Apesar disso, a Upa ainda não está com o corpo clínico completo. Dos 43 médicos previstos, 35 estão trabalhando. Os oito restantes começarão nos próximos dias. O serviço de atendimento odontológico começará a funcionar somente na próxima semana.
Além disso, parte do mobiliário apresentado na solenidade de entrega do prédio foi substituída ontem.
Demora causou confusão
Na segunda-feira à noite, um princípio de confusão obrigou a direção da Upa a chamar a Brigada Militar para acalmar os ânimos de pacientes irritados com a demora no atendimento. Ontem, um dia após o incidente, o clima era de tranquilidade. Por volta das 13h, havia muitos usuários, mas a recepção não estava lotada. Nos corredores internos, porém, o entra e sai de cadeiras, poltronas e camas chamava a atenção.
Novas cadeiras com apoio para os braços foram colocadas na sala de medicação e pelo menos cinco camas substituíram outros leitos na sala de observação adulta. O diretor superintendente do Grupo Hospitalar Conceição, Carlos Eduardo Nery Paes, não soube explicar porque os móveis foram trocados pela prefeitura.
- Não tive informação sobre o motivo da troca, talvez a prefeitura saiba informar - afirmou.
O secretário de Saúde, Marcelo Bósio, informa que parte do mobiliário havia sido emprestada pelos fornecedores para não atrasar a inauguração da Upa. Com a liberação das peças novas, retidas na Alfândega devido à greve da Polícia Federal, a substituição começou a ser feita.
Mais de 600 atendimentos
Embora seja destinada a atendimento de casos de média complexidade, a unidade é procurada por usuários com sintomas que poderiam ser diagnosticados nos postos de saúde.
Das 19h de sexta-feira até às 18h de ontem, 627 pessoas foram atendidas. Contramestre da Marinha aposentado, Darci Azevedo, 83 anos, e a esposa Heroína Barcellos de Azevedo, 79 anos, foram até a unidade para solicitar exames de rotina.
- Vamos ter que aguardar - disse o usuário, que não alegava nenhuma dor ou problema grave de saúde.
A nova unidade
Estrutura
A UPA terá 176 profissionais, entre clínicos, pediatras, cirurgiões, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, radiologistas, nutricionistas, farmacêuticos, administrativos e seguranças.
Quatro clínicos, dois pediatras e um cirurgião trabalham durante o dia. À noite, são dois clínicos, dois pediatras e um cirurgião.
Está capacitada a atender até 450 casos de baixa e média complexidades por dia, com seis consultórios e 22 leitos de observação: 12 para adultos, quatro pediátricos, quatro para estabilização de pacientes e dois de isolamento.
Funciona 24 horas por dia e adota o sistema de classificação de risco - que identifica os pacientes de acordo com a gravidade e prioriza o atendimento aos casos mais graves.
A UPA está localizada na Praça Ernst Ludwig, próxima ao Terminal Triângulo da Avenida Assis Brasil.Equipe está incompleta na Upa Zona Norte Lívia Stumpf/Agencia RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário