segunda-feira, 26 de março de 2012


Terça-feira deve ter temperatura de 8°C no amanhecer na Campanha

Mínimas também devem ficar próximas dos 10°C nos municípios da Fronteira Oeste

A massa de ar polar que deve derrubar a temperatura nesta semana no Rio Grande começa a provocar efeitos nesta terça-feira. O dia terá amanhecer frio nas regiões da Campanha e da Fronteira Oeste, com mínimas na faixa dos 10°C. 

Em Bagé, as primeiras horas da manhã devem ter temperatura de 8°C. Em municípios como Alegrete, Itaqui, Dom Pedrito e Santana do Livramento, os termômetros devem marcar entre 10°C e 12°C, conforme a meteorologista Estael Sias. Nestas regiões, o tempo limpa ainda na noite desta segunda.

Como está o tempo em sua cidade? Envie fotos

Nos demais pontos do Estado, como na Metade Norte, na Serra e na Região Metropolitana, a terça ainda começa chuva, como a registrada na tarde desta segunda — em alguns pontos fraca e em outros com volume mais significativo. Não está descartada o risco de temporais isolados. No entanto, ao longo do dia, o tempo limpa. À noite, o frio deve atingir a maior parte do Rio Grande do Sul, porém com menos intensidade do que na quarta-feira.

— O alerta para uma mudança radical, com previsão de frio intenso, é na quarta-feira — declara Estael.

A previsão é de 0° C na quarta nos Campos de Cima da Serra, com possibilidade de geada. Em Porto Alegre, a mínima nestes dias deve fica abaixo dos 10°C — fenômeno não registrado em um mês de março desde 1990, quando os termômetros marcaram 9,6°C. 

Na Campanha, a temperatura deve oscilar entre 4°C e 6°C entre quarta e quinta-feira. Na Fronteira Oeste e na Metade Norte, vão variar entre 6°C e 10°C, conforme o Inmet (veja os dados abaixo).

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a massa de ar polar chamada de continental vem dos Andes a partir do Oceano Pacífico. Estael Sias, da Central RBS, explica o porquê de tanto frio em pleno março.

— A situação mais comum é a massa de ar polar avançar mais do sul (sul do continente argentino em direção ao Uruguai e Brasil) para o norte, tendo parte dela sobre o oceano, o que diminui sua capacidade de gerar frio intenso. A trajetória dessa prevista para esta semana será de oeste para leste. 

Frio pode ser histórico na Capital
Se a mínima for inferior a 10°C na Região Metropolitana, como aponta a previsão, Porto Alegre deve ter frio histórico para um mês de março. A última vez que os termômetros da Capital marcaram temperatura com apenas um dígito em um mês de março foi 1990, quando fez 9,6°C.

— Agora é aguardar que tenhamos uma mínima abaixo de 10°C na capital na quarta-feira que vem, coincidentemente também 28 — lembra Estael.

Para quem detesta o frio, a boa notícia é que essa primeira onda de frio intenso será rápida. A partir de quinta-feira, os dias voltam a ficar mais agradáveis, porém sem previsão de calor intenso. 

A previsão de mínimas para quarta-feira
Campanha — entre 4°C e 6°C
Planalto Médio — entre 6°C e 8°C
Fronteira Oeste — entre 6°C e 8°C
Centro — entre 7°C e 9°C 
Noroeste — entre 8 e 10°C
Serra — entre 0°C e 2°C
Grande Porto Alegre — entre 9°C e 11°C
Zona Sul — entre 6°C e 8°C
Litoral Norte — entre 14°C e 16°C
(Fonte: Inmet)
Acompanhe as estações meteorológicas do Grupo RBS
ZERO HORA
Jefferson Botega / Agencia RBS
Porto Alegre teve chuva fraca no final da tarde desta segunda-feira
Foto:  Jefferson Botega  /  Agencia RBS

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário