quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Galhos encobrem placas de trânsito na Capital


Porto Alegre não é uma cidade para motoristas de primeira viagem. Se forem do Interior então, todo o cuidado é pouco. Além de redobrar a atenção para não bater nem serem batidos, condutores daqui e de outros municípios devem ficar de olho também na sinalização de trânsito.
Na manhã de ontem, a reportagem do Diário Gaúcho circulou por sete bairros, entre os mais arborizados da Capital, e constatou que eles precisam de poda urgente. Em algumas ruas e avenidas, galhos de árvores escondem placas e semáforos.
A situação é um risco para os motoristas. Na esquina da República com a José do Patrocínio, na Cidade Baixa, por exemplo, em que folhas encobrem a placa que proíbe dobrar à esquerda, o perigo de acidentes aumenta.
Sinalização encoberta
- Esquina da Avenida Ipiranga com a Avenida Erico Verissimo, Bairro Azenha: sinaleira e placa.
- Rua Felipe de Oliveira, Bairro Rio Branco: placa proibido estacionar.
- Rua Félix da Cunha, Bairro Floresta: placa proibido estacionar.
- Rua Marquês do Pombal, Bairro Auxiliadora: placa proibido parar e estacionar.
- Esquina da Rua da República com a Rua José do Patrocínio, Bairro Cid ade Baixa: placa de proibido dobrar à esquerda.
- Avenida Getúlio Vargas, Bairro Menino Deus: semáforo vertical do canteiro central.
- Rua General Gomes Carneiro, Bairro Medianeira: placa indicativa de velocidade na via: 40km.
Smam fará poda
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) passou a lista de ruas citadas pela reportagem para a equipe que faz a poda. O serviço será feito em até 15 dias. A Smam informa que a poda é feita em parceria com a EPTC. A empresa transmite semanalmente à Smam os pontos onde a arborização atrapalha a sinalização, e as equipes da secretaria executam os trabalhos de manejo.
Para solicitar a desobstrução de placas de trânsito e sinaleiras, o cidadão deve ligar para o 156 - Fala Porto Alegre.Galhos encobrem placas de trânsito na Capital Mateus Bruxel/Agencia RBS

Pelo menos três cidades gaúchas registram temperatura negativa


Numa madrugada gelada em todo o Rio Grande do Sul, a temperatura foi negativa em pelo menos três municípios gaúchos nesta quarta-feira: fez -1,7°C, em São José dos Ausentes, -0,6°C, em Vacaria, e -0,4°C, em Erechim.
No entato, a presença do vento produziu uma sensação de frio ainda mais intenso. Das 35 estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Estado, 22 registraram sensações térmicas abaixo dos 0°C. A mais baixa também era em Ausentes, com -11°C — em Vacaria, a sensação térmica era de -9°C, e, em Erechim, de -6°C.
Nenhuma estação registrou temperatura acima dos 10°C até as 6h. Em Porto Alegre, a mínina era de 7,7°C, com sensação térmica de 3°C.
Além de chuva congelada em Gramado e Canela, houve relatos não confirmados de neve fraca durante a madrugada em São Francisco de Paula — que também pode ter sido chuva congelada, já que os dois fenômenos são muito parecidos e podem ser confundidos. Segundo o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, ainda há possibilidade de neve ou chuva congelada no início desta manhã.
A quarta-feira também terá aumento da umidade no Leste, que pode provocar chuviscos durante o dia. No Oeste, dia será de predomínio do tempo seco, com o sol aparecendo entre nuvens. O vento impediu, no entanto, a formação da geada prevista para essas regiões.Pelo menos três cidades gaúchas registram temperatura negativa  Diogo Zanatta/Especial

Carro capota na Avenida Padre Cacique e bloqueia duas faixas da via


Um automóvel Fox capotou após se envolver em acidente com um Uno na manhã desta quarta-feira na Avenida Padre Cacique, em Porto Alegre. Duas pistas da via, no sentido Bairro-Centro, ficaram bloqueadas para o atendimento da ocorrência.
O motorista do Fox Veroni José Gaiatto, 60 anos, ficou ferido e foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro (HPS). Segundo o Corpo de Bombeiros,Carro capota na Avenida Padre Cacique e bloqueia duas faixas da via Mauro Saraiva Jr./Rádio Gaúcha o estado da vítima é regular.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Arena atinge 92% de conclusão: estrutura da cobertura estará pronta em 15 dias

Ao mesmo tempo em que o futuro do Grêmio nos próximos anos começa a ser decidido pelos conselheiros, a construção da nova casa do clube entra em sua fase final. Com 92% das obras concluídas, a Arena ainda tem no cinza do concreto sua cor predominante. No entanto, a cada dia, o branco da estrutura metálica da cobertura somado ao azul das cadeiras e da vidraça que circundará as paredes externas mudam o aspecto do estádio. 

GALERIA DE FOTOS: Obra da Arena do Grêmio atinge 92% de conclusão

Daqui 15 dias, quem olhar a Arena de cima verá quase tudo branco. A estrutura que suporta a cobertura já foi instalada em mais de 75% da circunferência do estádio e terá o último de seus 96 módulos colocado em duas semanas.


FOTO: Omar Freitas

No final de outubro, a armação metálica estará completamente coberta por telhas em formato de onda, que ficarão a 52 metros do chão — quase três vezes a altura do Olímpico —, e estará pronta para abrigar 60.540 torcedores. A estrutura inclui ainda a colocação de uma borda interna feita de policarbonato azul, que permitirá a passagem de luz para o gramado da Arena.


FOTO: Omar Freitas

Evoluindo de forma simultânea, o acabamento também deixa a Arena cada vez mais azul. Por dentro, os corredores exibem um aspecto futurista ao misturar as cores do clube. No primeiro anel, as cadeiras gramado já tomam todo o setor leste. Além disso, a estrutura envidraçada que circundará as paredes externas avança em sentido horário e deixa a nova casa gremista cada vez mais com cara de pronta.


FOTO: Omar Freitas

A inauguração da Arena, que acontece no dia 8 de dezembro, terá no amistoso contra o Hamburgo sua grande atração. O Grêmio e a OAS até chegaram a estudar um pocket-show com uma atração internacional durante as festividades. No entanto, ambos acabaram desistindo da ideia.


Migração chega ao fim
Após quase 30 mil sócios garantirem seu lugar na Arena, o Grêmio está encerrando a migração. Existem apenas 370 lugares vagos na nova casa gremista e 30 de setembro será último dia para quem ainda não efetuou o processo. 

Existe ainda a possibilidade para novas associações nas modalidades Locatários de Cadeira Alta Central e Locatários de Cadeira Alta Corner na Arena, que ganham a ocupação de uma cadeira nos jogos finais do Olímpico. Arena atinge 92% de conclusão: estrutura da cobertura estará pronta em 15 dias Omar Freitas/Agencia RBS

Caminhão dos Correios sai da pista e derruba poste e placas de sinalização


Um caminhão dos Correios saiu da pista e invadiu o terreno de um estacionamento na zona norte de Porto Alegre na manhã desta terça-feira. O acidente ocorreu na altura do número 7.588 da Avenida Assis Brasil, no sentido Bairro-Centro.
Com a força do impacto, a grade do terreno foi abaixo, além de um poste, fios da rede elétrica e duas placas de sinalização. Um outro poste ameaça cair.
A faixa da direita foi bloqueada no trecho pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para a circulação de pedestrCaminhão dos Correios sai da pista e derruba poste e placas de sinalização Mauro Saraiva Jr./Rádio Gaúchaes. Não há informações sobre feridos.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mascote da Copa é exposto no centro da Capital


Em uma das primeiras ações oficiais da Copa do Mundo de 2014 em Porto Alegre, o mascote que simboliza o evento foi exposto no centro da cidade. O tatu-bola inflável com três metros de altura foi instalado no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público, na madrugada desta segunda-feira.
O tatu-bola foi apresentado oficialmente pela Fifa na semana passada. A entidade também anunciou os três nomes finalistas para batizar o mascote: Amijubi, Fuleco ou Zuzeco. A decisão será através do voto popular, no site da entidade.
A mascote oficial também tem a sua própria canção: Tatu Bom de Bola, cantada pelo sambista Arlindo Cruz, um dos participantes do comitê que, segundo a Fifa, ajudou a escolher os três nomes. Segundo a Fifa, o design do tatu-bola foi identificado como o favorito do principal público-alvo: crianças de 5 a 12 anos.
— Com esta mascote, vamos poder realizar um dos principais objetivos da Copa 2014, que é comunicar a importância do meio ambiente e da ecologia. Temos certeza de que ela será amada não apenas no Brasil, mas no mundo todo — afirmou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.
Confira a explicação para cada nome:
AmijubiAmijubi é a união das palavras "amizade" e "júbilo", duas características marcantes da personalidade do nosso mascote e que refletem a maneira de ser dos brasileiros. Além disso, esse nome tão original está ligado ao tupi guarani, em que a palavra "juba" quer dizer amarelo – a cor predominante no mascote!
FulecoFuleco é a mistura das palavras "futebol" e "ecologia", dois componentes fundamentais da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O nome do nosso mascote mostra como essas duas palavras combinam perfeitamente e ainda incentivam as pessoas a ter mais cuidado com o meio ambiente.
ZuzecoZuzeco foi formado dos elementos principais de "azul" e "ecologia". Azul é a cor dos mares da maravilhosa costa brasileira, dos rios que cruzam o país e do nosso lindo céu. E é também, claro, a cor da carapaça especial do mascote. Ele sabe que pertence a uma espécie vulnerável e por isso, também sabe o quanto é importante divulgar e incentivar a conscientização ecológica entre seus amigos do mundo inteiro.Mascote da Copa é exposto no centro da Capital Bruno Alencastro/Agencia RBS

Caminhão bate em dois veículos e causa congestionamento na chegada a Porto Alegre


Um acidente entre um caminhão e dois veículos causou lentidão na chegada e na saída de Porto Alegre no início da manhã desta segunda-feira. O congestionamento foi registrado até Eldorado do Sul.
O veículo de carga, que trafegava no sentido Interior-Capital da rodovia que liga Eldorado do Sul à Capital (BR-290), teria batido em outro caminhão e em um Fusca sobre o vão móvel da ponte do Guaíba, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

 
Fusca ficou com a parte dianteira destruída
Foto: Mauro Saraiva Jr. / Rádio Gaúcha
A colisão provocou o bloqueio de uma das faixas no sentido Interior-Capital e a lentidão chegou à ponte sobre o Rio Jacuí. Na saída da Capital, as duas pistas ficaram bloqueadas para retirada dos veículos envolvidos no acidente e afetou o trânsito nas avenidas Sertório e Castelo Branco.
Na freeway, a lentidão chegou a três quilômetros. Por volta das 8h, os dois sentidos da via sobre a ponte do Guaíba foram liberados pela PRF. Pelo menos uma pessoa teria ficado ferida e foi encaminhada ao Hospital de Pronto Socorro da Capital.Caminhão bate em dois veículos e causa congestionamento na chegada a Porto Alegre Mauro Saraiva Jr./Rádio Gaúcha

Polícia encontra mulheres carbonizadas em Gravataí


Duas mulheres foram encontradas carbonizadas na madrugada desta segunda-feira no Distrito Industrial de Gravataí, na Região Metropolitana.
Segundo informações de testemunhas à Brigada Militar (BM), os autores do crime teriam chegado em dois carros e largado os corpos das vítimas em um matagal, por volta das 4h30min.
A polícia acredita que elas tenham sido mortas a tiros e, depois, carbonizadas. As mulheres ainda não foram identificadas. Não há suspeitos.Polícia encontra mulheres carbonizadas em Gravataí Bruno Alencastro/Agencia RBS

domingo, 23 de setembro de 2012

Viatura da Polícia Civil de Rosário do Sul é incendiada dentro da garagem

Uma viatura da Polícia Civil de Rosário do Sul foi incendiada, na noite deste sábado, dentro da garagem da delegacia.

Segundo a delegada Luiza Santos Souza, o fato ocorreu por volta das 21h, momento em que o plantonista saiu para fazer uma diligência. Haviam três carros na garagem, duas viaturas e o veículo da delegada. Segundo ela, alguém entrou na garagem que é aberta e ateou fogo na viatura que estava no meio dos outros carros. Os bombeiros foram acionados e impediram que as chamas atingissem os outros dois veículos. Com o calor do fogo, a pintura da viatura que estava ao lado chegou a derreter.

A polícia desconfia de represália de traficantes pelo trabalho de combate ao tráfico de drogas que a Polícia Civil está desenvolvendo na cidade.Viatura da Polícia Civil de Rosário do Sul é incendiada dentro da garagem Polícia Civil/divulgação

sábado, 22 de setembro de 2012

Em nota, fábrica de Montenegro diz que causas do incêndio ainda são desconhecidas


Depois de ter funcionários feridos num incêndio em sua fábrica de Montenegro hoje, a Masisa do Brasil divulgou uma nota à imprensa. Em seu posicionamento, a empresa diz ainda estar apurando as causas da explosão na área da peneira, que ocasionou o fogo.
"As causas do incêndio são desconhecidas e estão sendo apuradas pela equipe técnica da empresa em conjunto com autoridades competentes, que trabalham agora para entender os motivos da explosão", declara, em nota.  
Mais atingido pelo incêndio, o funcionário Thiago Monteiro, foi transferido para Porto Alegre e está na UTI do Hospital de Pronto Socorro (HPS) em estado gravíssimo.
No documento enviado à imprensa, a indústria lamenta o ocorrido e diz estar oferecendo apoio aos atingidos e suas famílias. Confira nota na íntegra:
"A Masisa do Brasil esclarece que na manhã deste sábado, dia 22 de setembro, por volta das 10h, um incêndio ocorreu na fábrica de Montenegro (RS), em decorrência de uma explosão na área da peneira, como informado pelo Gerente da fábrica da Masisa, Tony Garcia, em coletiva no início desta tarde.
A equipe de brigadistas da Masisa e o corpo de bombeiros do município foi acionado e deslocou profissionais para combater o fogo, assim como bombeiros de Montenegro, que deram assistência imediata, sendo seis feridos levados ao Hospital Unimed Vale do Caí e um que foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre. Todos os funcionários foram retirados do local e o fogo foi controlado rapidamente.
As causas do incêndio são desconhecidas e estão sendo apuradas pela equipe técnica da empresa em conjunto com autoridades competentes, que trabalham agora para entender os motivos da explosão. Mais informações sobre o incêndio serão disponibilizadas à medida que a equipe técnica descubra as causas do ocorrido. Sobre o estado dos feridos, serão divulgados boletins médicos pelo hospital.
A Masisa do Brasil lamenta o ocorrido e afirma que está prestando total auxílio total aos atingidos e às famílias."
ZERO HORA
    Em nota, fábrica de Montenegro diz que causas do incêndio ainda são desconhecidas Mauro Vieira/Agencia RBS
Vilmar Homen ele tem cara de pau de dizer que quer acabar com a poluição visual das ruas e avenidas mais ele e o primeiro a poluir eu vou morer de veio e https://www.facebook.com/photo.php?fbid=228249550635111&set=a.137783339681733.24515.100003502044416&type=1&ref=nfnão vou ver tudo

domingo, 9 de setembro de 2012

Tempestade de granizo pode atingir o Estado nesta segunda-feira


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou na manhã deste domingo um alerta de tempestade de granizo para as regiões oeste, norte e nordeste do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira e terça-feira.
Segundo o comunicado do 8º Distrito, deve haver chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento, já neste domingo no nordeste do Estado. Já na terça, as condições pioram, com mais tempestades e granizo em uma área mais abrangente entre norte e oeste.
Ainda segundo o 8º Distrito, nesta segunda pode chover granizo também no sul e no leste de Santa Catarina e no sul do Paraná. Um dia depois, a condição pode aparecer também no leste catarinense.

Homem é morto com tiro na cabeça na Capital


Um homem foi morto na noite de sábado no bairro Sarandi, zona norte de Porto Alegre. A vítima, identificada como Ederson Luis Dornelles de Carvalho, levou um tiro na cabeça.
De acordo com a Brigada Militar, testemunhas relataram que Carvalho estava na frente da casa onde morava, na Avenida Maria Josefa da Fontoura, quando foi alvejado por dois homens que chegaram em uma moto. Não há informações sobre a autoria e as causas do crime.

Duas mulheres são mortas a facadas na zona norte de Porto Alegre


Duas mulheres foram mortas a facadas na madrugada deste domingo no bairro Rubem Berta, zona norte da Capital. Uma delas foi identificada como Karina Teixeira, 23 anos. A Brigada Militar foi acionada por volta das 4h para atender a ocorrência e encontrou os corpos em uma residência na Avenida Bernardino Silveira Amorim.
O companheiro da Karina, Diego André Borges, 23 anos, foi preso em flagrante. Ele teria esperado a BM e mostrado os corpos, além de dizer o porquê do desentendimento: Karina queria impedir que ele fumasse mais uma pedra de crack. A outra vítima, uma amiga de Karina, teria sido morta porque tentou intervir na briga.
As facas foram apreendidas e Borges está detido na 3ª DPPA.

domingo, 2 de setembro de 2012

Calor de 26°C lota parque de Esteio no último dia da Expointer


O sol do domingo de 26°C fez com que o figurino fosse de verão na 35ª Expointer, em Esteio. Famílias, jovens, crianças e idosos lotaram o Parque de Exposições Assis Brasil no último dia de feira. 

Na passarela que liga a Estação Esteio do trensurb ao parque, o vaivém de visitantes era intenso no início da tarde. A expectativa da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul é de que quase cem mil pessoas circulem pelo parque hoje. Os números oficiais serão divulgados nesta tarde.
A família de Gorete Justino, 47 anos, e Cláudio Antônio Aneres, 52 anos, está nessa contabilidade. Saiu de manhã de Alvorada para chegar cedinho a Esteio. Comemoram o calor:
— O dia está maravilhoso. Não acreditei que estaria tão quente e não viemos com roupas tão leves para suportar o sol, mas está sendo muito legal mesmo assim — conta Gorete.
A enteada Larissa de Fraga, 12 anos, era a mais ansiosa pela chegada à feira. Estava louca para saber se os animais de Esteio eram parecidos com os que via nos desenhos animados e no zoológico.
— No zoológico tem mais variedade, mas nesses daqui dá para passar a mão — disse a menina.Foi o trânsito o grande vilão da família. Gastaram mais de uma hora para ingressar no estacionamento da Expointer. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), de fato o movimento foi bastante intenso pela manhã, com pontos de lentidão nos arredores do parque. 

Entre o meio-dia e as 15h, o fluxo diminuiu, mas a previsão é de que a partir do meio da tarde, por volta das 16h, o tráfego volte a ter engarrafamento, já que o movimento dos turistas da Serra tende a se somar com aqueles que deixam Esteio.Calor de 26°C lota parque de Esteio no último dia da Expointer Emílio Pedroso/Agencia RBS

A BRIGADA USANDO FORÇA ESESIVA

Na cobertura do Rolê em Porto Alegre, chegamos agora a pouco do Parque da Skate Marinha. Tivemos a tristeza de presenciar esta cena, onde um pai skatista (acompanhado de sua filha e esposa) foi preso com muita brutalidade por filmar uma ação da polícia, que estava enquandrando muita gente no parque. Parecendo que estavam numa ação de guerra, a polícia, que chegou com grossos calibres, não deixava sequer documentar. A foto peca em definição dado ao momento tenso para fazê-la! Mais um flagrante dos resquícios de ditadura! Veja outra foto --