segunda-feira, 30 de abril de 2012

Ajude a mudar a lei municipalEm maio, serão debatidas as normas que vão orientar a convivência entre os moradores da Capital e deles com a cidade. Discussão está aberta a todos



Se você não aguenta mais ver lixo ser jogado na esquina de casa, está cansado de pisar nas fezes de cachorro sobre a calçada, ou não dorme por conta do som alto do vizinho, fique atento: um caminho para o fim dessas situações começa a se abrir. E a participação da população será fundamental.
A Capital começou a debater as normas de convivência entre os moradores e a cidade. Desde 1975, existe o Código de Posturas de Porto Alegre. É uma legislação que reúne normas sobre como os espaços públicos devem ser usados e estabelece regras de convivência entre cidadãos e do relacionamento deles com o município. Mas o código é considerado antigo e deve ser revisto.
Violência e desrespeito
– O cotidiano de uma cidade é muito complexo e temos uma legislação que não é compatível com o mundo de hoje, é defasada – observa o vereador Sebastião Melo (PMDB), presidente da Comissão Especial de Revisão do Código de Posturas do Município de Porto Alegre.
O texto oficial da proposta de revisão entende que Porto Alegre vive situações que prejudicam a qualidade de vida e estimulam a violência e o desrespeito. Exemplos disso são casos de perturbação do sossego, lançamento de lixo em áreas públicas, depredações e falta de respeito a pedestres e ciclistas, entre outros.
Encontros serão na Câmara
– O grande mérito (da revisão) é buscar o apoio (da sociedade) para fazer mais cuidadores da cidade – diz o vereador.
Os encontros para debater o Código começam dia 7 de maio, sempre às 19h, na Câmara Municipal (veja programação). Todos os moradores da Capital podem participar ou enviar propostas.
Os temas
Os debates para reformar a lei municipal vão se concentrar nestes assuntos:
– Logradouros públicos: limpeza e preservação das vias públicas, recolhimento de fezes de cachorro, lavagem de calçadas e uso racional da água, conservação dos passeios, não obstrução de vias, proibição de urinar nos logradouros, entre outros temas.
– Trânsito: regras de circulação de veículos de tração animal ou humana, condutas no interior de veículos de transporte público, segurança no trânsito, direitos do pedestre e ciclovias.
– Edificações: será discutida a exigência de laudos de manutenção de elevadores e de laudos de estrutura de prédios antigos, estabelecendo-se a idade para que um prédio seja definido como antigo.
– Meio ambiente: deve envolver temas como emissão de ruídos e fumaça, poluição das águas e visual, controle da emissão de alvarás, regulação de atividades de extração mineral, prevenção de danos ambientais.
– Direitos humanos, segurança pública e educação para a cidadania: inclui a situação de moradores de rua, crianças fora da escola, prevenção ao uso de drogas, discriminação por orientação sexual ou religiosa, falta de segurança nas ruas.
– Indústria, comércio e serviços: abordará anúncios publicitários, regulação de atividades comerciais e industriais, o dever de os estabelecimentos disporem de banheiros adaptados para uso público, colocação de mesas e cadeiras de bares e restaurantes em vias públicas etc.
– Lazer, sossego e turismo: abrangerá questões como o barulho feito por casas noturnas, regras de limpeza urbana, uso de equipamentos de som em local público, assessibilidade para PCDs, identificação de ruas, preservação e arborização de praças.
FISCALIZAÇÃO SERÁ MAIS INTENSA
Sebastião Melo explica que, com a revisão, devem ser atualizadas também as multas previstas no código que, aliás, vai mudar de nome: será Código Municipal de Convivência Democrática. No que diz respeito à fiscalização, deve ser ampliada a ação da Guarda Municipal e também há a intenção de unificar o trabalho dos fiscais das secretarias para que o código seja cumprido.
Em dezembro, depois da realização dos debates, o projeto deverá ser encaminhado à Câmara. A votação deve ocorrer no ano que vem.
Quem preferir, poderá enviar propostas de temas a serem contemplados por meio da internet. Um link será oferecido na página da Câmara de Vereadores: www.camarapoa.rs.gov.br.
PROGRAMAÇÃO

– Todos os encontros ocorrerão às 19h, na sala 301 da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255). Confira as datas:
– 7 de maio: Direitos Humanos, Segurança e Cidadania.
– 15 de maio: Logradouros Públicos.
– 22 de maio: Lazer, Turismo, Acesso à Cultura e ao Sossego.
– 29 de maio: Transportes e Trânsito.
– 5 de junho: Posturas Cidadãs nas Edificações.
– 19 de junho: Indústria, Comércio, Serviços e Publicidade.
– 19 de junho: Meio Ambiente.
– 26 de junho: Penalidades no novo Código de Convivência e a Lei do Procedimento Administrativo Municipal.
– 3 de julho: apreciação do relatório prévio da Revisão do Código de Posturas e do relatório final da Comissão Especial.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

VEJA AS FOTOS INEDITAS DO ACIDENTE QUE MATOU 2 REPORTERS DA BADI

Os carros foram retirados da rodovia ao longo da manhã desta sexta-feira:imagem 14
Além da morte de dois repórteres da Rede Bandeirantes de Televisão, a colisão entre um caminhão carregado de laranjas e um comboio de veículos da imprensa e da Polícia Civil:imagem 19O carro que transportava a equipe da Bandeirantes ficou completamente destruído:imagem 8A colisão provocou interrupção total nos dois sentidos na altura do km 47 da rodovia conhecido como "Curva da Morte":imagem 15A colisão provocou interrupção total do trânsito nos dois sentidos da ERS-122, na altura do km 47, trecho conhecido como "Curva da Morte":imagem 6O caminhão transportava laranjas que foram arremessadas:imagem 23O motorista do caminhão disse que os freios do veículo falharam:imagem 24O repórter Cid Martins twitta da cama do hospital:imagem 25Bombeiros fizeram a limpeza da rodovia para a retirada de óleo e laranjas da pista:imagem 12
Completamente destruído, o carro da rede Bandeirantes foi retirado da rodovia:imagem 13

Mesmo interrompida por acidente, ação prende nove envolvidos em explosões a banco


Pelos menos nove dos 18 mandados de prisão temporária da Operação Estrépito da Delegacia de Roubos do Deic foram cumpridos nessa manhã em casas e sítios de Farroupilha e Caxias do Sul. Foi para fazer as prisões de integrantes de um grupo de assaltantes que usa explosivos para arrombar caixas eletrônicos que o comboio de policiais civis deixou a sede do Deic, na Capital, por volta da 4h.
Como de praxe, equipes da imprensa acompanharam as viaturas na subida para Serra. Foi quando por volta das 6h, um caminhão carregado de laranjas invadiu a pista contrária e atingiu o carro da Band, matando o repórter Enildo Paulo Pereira, o "Paulão", 59 anos, e o cinegrafista Ezequiel Barbosa, 27 anos. Três jornalistas e dois motoristas do Grupo RBS também ficaram feridos no acidente.
– Estamos todos muito chocados. Era uma cena horrível – lamentou o delegado Juliano Ferreira, que coordenava as operações.
As investigações sobre a quadrilha presa na manhã de hoje iniciou em outubro. O grupo é responsável pelos ataques a caixas eletrônicos do Banco do Brasil em Arroio dos Ratos, em 29 de outubro do ano passado, Nova Petrópolis, em 30 do mesmo mês e Feliz, no dia 4 de dezembro de 2010, todos com uso de explosivos. Eles também estão envolvidos no assalto a agência do Banco do Brasil de Passo de Torres, em 13 de janeiro.
Os mandados, de acordo com o delegado Juliano Ferreira, da Roubos, seriam cumpridos na Serra. parte dos policiais saiu da Capital e outra parte esperava pelo comboio em Farroupilha. Os mandados foram cumpridos pelos policiais que passaram pela "curva da morte" antes do acidente, em conjunto com os policiais que já estavam na Serra.
Ainda não há confirmação de quem são os presos e se foram apreendidas armas e explosivos. 

Em depoimento, motorista admite que dormiu pouco, mas atribui acidente a problema no freio


Em depoimento, o motorista do caminhão envolvido noacidente na ERS-122, João José de Araújo, 44 anos, admitiu ao delegado Mário Momback na tarde desta sexta-feira que teria dormido apenas quatro horas em uma viagem de mais de mil quilômetros. Mesmo assim, ele atribuiu o acidente a ter continuado a viagem depois de ter verificado um problema no freio cinco quilômetros antes da Curva da Morte
João José, de São José do Rio Preto (SP), terminou de dar seu depoimento à Delegacia de Polícia por volta das 15h45, em Farroupilha. Um advogado foi indicado pela OAB da cidade para acompanhá-lo, na ausência de um defensor público. Antes do depoimento, por volta das 14h40, o motorista já havia sido autuado por dois homicídios doloso (com a intenção de matar) e sete tentativas de homicídios. Ele será encaminhado ao Presídio de Caxias do Sul.
O motorista ainda disse que o prazo para entrega da carga, de laranjas, era às 14h desta sexta em São Sebastião do Caí, a cerca de 50 quilômetros do local do acidente. Durante o depoimento, João José mudou diversas vezes a informação de onde teria parado para descansar e disse não se lembrar exatamente onde.
O caminhão carregado de laranjas e carros da imprensa e da polícia ocorreu por volta das 6h, na chamada Curva da Morte, e provocou a morte do repórter Enildo Paulo Pereira, o "Paulão", 59 anos, e do cinegrafista Ezequiel Barbosa, 27. Ambos trabalhavam na Rede Bandeirantes de Televisão. Sete pessoas ficaram feridas, entre policiais e profissionais do Grupo RBS. O comboio da imprensa cobriria uma operação do Deic na Serra. 


 
Foto: Ronaldo Bernardi

Ainda no local do acidente, o condutor foi submetido ao teste do bafômetro. O exame comprovou que ele não dirigia sob efeito de álcool.

Antes de ser encaminhado ao Hospital São Carlos, em Farroupilha, com ferimentos leves, o motorista teria dito aos policiais que os freios do veículo falharam. Os peritos recolheram o tacógrafo do caminhão — que poderia indicar a velocidade. Contudo, o equipamento está vencido. A perícia tem 30 dias para concluir o relatório. 

Em gráfico, saiba como é a Curva da Morte: 

Em mapa, vejo onde aconteceu o acidente

Repórter e cinegrafista morrem em acidente grave em Farroupilha

A maior operação da Delegacia de Roubos neste ano acabou em tragédia no interior do Rio Grande do Sul. Com pelo menos 100 policiais envolvidos, a investida policial tentava prender criminosos envolvidos com explosivos usados em ataques a agências bancárias no Estado. A maioria dos suspeitos investigados era da Serra e, para lá, se dirigia o comboio que se envolveu no acidente.

Mesmo com a colisão, em Farroupilha, parte da operação prosseguiu no início da manhã, inclusive, com prisão de suspeitos, informou há pouco o Chefe de Polícia, Ranolfo Vieira Júnior.

— Algumas prisões foram feitas por outras equipes envolvidas na operação. Estou indo para neste momento — afirmou.

Procurados pelo jornal Zero Hora, o responsável pela ação, delegado Juliano Ferreira, e o diretor do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), não foram localizados até o momento.

O acidente
Um repórter e um cinegrafista morreram em um acidente naERS-122, em Farroupilha, na Serra, por volta das 6h desta sexta. O acidente, que envolveu três carros com jornalistas que iriam cobrir uma operação do Deic, três viaturas policiais e um caminhão, deixou ainda pessoas presas nas ferragens.  

Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar de Farroupilha, os dois mortos no acidente faziam parte de uma equipe da Rede Bandeirantes de Televisão. Eles foram identificados como o repórter Enildo Paulo Pereira, o "Paulão", e o cinegrafista Ezequiel Barbosa. 

Estão entre os feridos o fotógrafo Marcelo Oliveira, o repórter Eduardo Torres e o motorista Anderson Samuel Belmonte Alves, todos do jornal Diário Gaúcho, além do repórter Cid Martins e do motorista Lúcio Pereira de Moraes, ambos da Rádio Gaúcha. Eles foram levados para hospitais de Bom Princípio e Caxias do Sul, mas passam bem. 

Há interrupção total nos dois sentidos na altura do km 47 da rodovia conhecido como "curva da morte". Não há previsão para liberar o trecho. 

Caminhão carregado de cimento cai em rio na margem da freeway


Um caminhão carregado com cimento caiu no rio Gravataí, localizado na margem da freeway (BR-290). O motorista do veículo, que não foi identificado, ainda não foi encontrado.

O acidente aconteceu pouco depois da meia-noite desta sexta-feira, no quilômetro 76 da rodovia, logo depois do pedágio de Gravataí, no sentido Capital-Litoral. Metade da cabine do veículo está submersa, conforme a Polícia Rodoviária Federal.
Uma equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros fez buscas por cerca de duas horas no rio Gravataí. Como nada foi encontrado, uma equipe de buscas terrestres foi acionada ainda na madrugada.

Duas das três faixas da freeway estão interditadas e não há previsão para a situação ser normalizada. Mesmo assim, não há transtornos no trânsito devido ao fluxo de veículos reduzido no horário, segundo a PRF

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Mau exemplo atrás do colégio


Por Amanda Munhoz - amanda.munhoz@diariogaucho.com.br
O local que deveria ensinar bons exemplos para os estudantes é motivo de incomodação para moradores próximos e funcionários da Escola Estadual de Ensino Fundamental Décio Martins Costa, no Bairro Sarandi. Na esquina dos fundos do colégio, entre as ruas Vieira da Silva e Souza Melo, a calçada, há seis meses, virou foco de lixo.
Bem próximo está localizado o posto de saúde da região, o que aumenta a quantidade de pessoas que passam.
– Tenho de atravessar a rua e ir para a outra calçada, senão preciso disputar lugar com os carros no meio da via, porque o lixo tomou conta – desabafa a dona de casa Eva Fraga, 60 anos, que diariamente caminha pela Vieira da Silva com os netos.
Placa não impede a sujeira
Ainda que haja uma placa presa na cerca da escola incentivando que as pessoas denunciem o descarte irregular, não é o suficiente para intimidar que galhos, restos de material de construção e pneus sejam jogados na esquina.
– Não sabemos quem colocou ela aqui, mas agradecemos. Só que a sujeira não diminuiu – conta o funcionário do colégio, João de Deus Morais, 56 anos.
Carroceiros fazem o descarte
O problema não se limita só ao cheiro a podre e à segurança dos pedestres que andam em meio da Rua Vieira da Silva.
Na semana passada, João e outros colegas viram que havia sido ateado fogo no local. Com um extintor do colégio, evitaram uma tragédia, já que as chamas estavam consumindo, também, o poste de madeira da esquina.
– E se chega nos pneus ou na fiação? – questiona João.
Mesmo que fiquem atentos ao foco de lixo, ninguém consegue descobrir quem realmente é o culpado. Os funcionários da escola comentam que moradores de outros bairros pagam para que carroceiros tirem o lixo dos seus pátios e façam o depósito ali. O DMLU promete tratar da situação ainda hoje.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Modificações e melhorias no trânsito da Zona Norte

Em razão da inauguração de um novo shopping na avenida Assis Brasil com a Francisco Trein, na Zona Norte, que acontecerá na quinta-feira, 26, a prefeitura, em um trabalho conjunto de diversas secretarias, realizou alterações e qualificações no trânsito da região. As obras foram viabilizadas por uma contrapartida do Grupo Zaffari. 

A principal delas foi o prolongamento e duplicação da avenida Grécia, ligando as avenidas Plínio Brasil Milano e do Forte, tornando-se uma grande alternativa a Assis Brasil, com mão-dupla para o tráfego em toda a sua extensão (1,5 km), um canteiro central, que dividirá as duas pistas de seis metros de largura, e duas faixas por sentido. Nas proximidades do shopping são 12 metros e quatro faixas. A sinalização viária da Grécia foi amplamente revitalizada, com implantação de sinaleiras para organizar os principais cruzamentos, pinturas e novas placas de trânsito. 

Para facilitar o fluxo da região, a Assis Brasil ganhou uma faixa a mais de circulação de veículos, no sentido Centro-bairro, entre a rua Joaquim Mesquita e Francisco Trein. Outra mudança importante ocorre na circulação da avenida Francisco Trein, que foi alargada e revitalizada, com a implantação de sentido único para o fluxo de veículos, da Assis Brasil em direção a Gaston Englert. 

No sentido contrário da Francisco Trein, foi criada uma faixa exclusiva, com tráfego permitido apenas para ônibus, lotações e ambulâncias. Com as mudanças, a avenida forma um binário com a rua Antônio Joaquim Mesquita, que é paralela e tem sentido oposto de circulação. 

O trecho rua Umbu ao lado do hospital Conceição seguirá sendo mão-dupla, entre Francisco Trein e a Alvares Cabral, porém terá seu sentido atual de tráfego invertido, para permitir que os veículos vindo da Umbu, antes da Francisco Trein, tenham acesso direto a via.

O objetivo das intervenções viárias é ampliar e organizar a fluidez do tráfego, com foco na segurança da circulação, garantindo uma melhor acessibilidade ao hospital e ao shopping. “A região terá um aumento significativo de veículos devido ao novo empreendimento, por isso, estamos realizando essas ações, que foram amplamente estudadas por nossa equipe técnica. Seguiremos monitorando todas as vias e ouvindo os moradores para promover ajustes, se necessário”, afirmou o diretor de trânsito da EPTC, Carlos Pires. 

Tecnologia – Além das ações de engenharia, também estão previstas duas câmeras de monitoramento na Assis Brasil, uma próximo da Estação Obirici, a outra na esquina da rua Fernando Cortez, próximo da Francisco Trein, onde será permitido acompanhar o transporte público e a circulação, 24h e todos os dias, com o objetivo de promover mudanças nos tempos semafóricos, caso haja necessidade.

Transporte Público – As linhas de ônibus e lotações, assim como os pontos de táxi, que atendem a Francisco Trein não sofrerão alterações. 

Acesso ao Shopping – as entradas do estacionamento do novo empreendimento serão pelas avenidas Grécia e Francisco Trein.  Mudanças foram motivadas pela inauguração de um novo shopping

terça-feira, 24 de abril de 2012

Apreensões de caça-níqueis aumentaram mais de 80% nos primeiros três meses de 2012 na Capital

A Polícia Civil está fechando o cerco aos contraventores na Capital. Nos três primeiros meses do ano, uma equipe composta por seis investigadores e um delegado, vinculados à Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre, apreendeu 2.563 máquinas em casas clandestinas de jogos — número 83,6% superior ao registrado em igual período do ano passado, que finalizou o trimestre recolhendo 1.399 equipamentos.

O incremento das apreensões coincide com a criação de um grupo, coordenado pelo delegado Tiago Baldin, que tem a função exclusiva de reprimir a contravenção.

— Desde outubro, quando assumimos esta função, realizamos operações todos os dias — diz Baldin.

É consenso entre investigadores, delegados e promotores do Ministério Público que atuam na área criminal que a sensação de impunidade colabora para que jogo se revigore no país. Como se trata de um delito de menor potencial, ninguém vai preso operando uma casa de jogo.

Com a ação policial mais intensa, os contraventores têm cometido um outro crime para evitar prejuízos: cárcere privado. 

Em duas recentes operações, uma realizada no final da noite de segunda-feira e outra na sexta-feira da semana passada, a polícia localizou 16 pessoas presas dentro das casas durante a abordagem.

— Os contraventores apagam as luzes, desligam o ar-condicionado e mantêm pessoas presas esperando que a polícia não entre nas casas clandestinas. Mas nós vamos continuar fazendo as operações e apreendendo máquinas — avisa o delegado.

No submundo da jogatina, é comum apostadores, muitos viciados, colaborarem com os donos de casas nas batidas policiais mantendo-se em silêncio e até deitando no chão.

— Como as pessoas não querem que as casas sejam fechadas, acabam se prestando a este tipo de coisa — detalha uma promotora com larga atuação na repressão o jogo no Estado.

Na última sexta-feira, porém, a polícia descobriu a presença de 12 pessoas — a maioria idosas, algumas doentes — detidas num ambiente escuro e insalubre durante três horas. 

A nova tática dos criminosos também foi flagrada na segunda-feira, num estabelecimento clandestino da Avenida Azenha. Ao entrarem no local, os policiais depararam com quatro clientes em uma peça. 

Ação policial reprime ilegalidade 

Mais uma operação para coibir os jogos clandestinos foi realizada na Capital ontem no final da tarde. Concentrada na região do bairro Humaitá, na Zona Norte, a ação identificou em duas horas sete locais com a atividade ilegal, um deles uma fábrica de máquinas. 

Mais de 20 jogadores estavam nas casas e pelo menos e 36 equipamentos foram apreendidos. Os seis responsáveis assinaram um termo circunstanciado, mas não foram presos. Com um caminhão como suporte da operação, a busca policial se estenderia durante a noite, até que não houvesse mais espaço no veículo, explica o delegado Tiago Baldin, que tem a função de reprimir a contravenção.